Não são apenas as disputas municipais que mobilizam parlamentares e esquentam os bastidores do poder neste ano além das batalhas contra o governador petista Jerônimo Rodrigues nos mais de 400 municípios baianos o ex-prefeito da capital de todos os santos ACM Neto terá que ficar de olhos abertos na eleição para a presidência da câmara dos deputados onde seu aliado Elmar Nascimento que tem como grande padrinho político o atual presidente da câmara dos deputados o alagoano, progressista, bolsonarista Arthur Lira.
Caso Elmar Nascimento confirme o favoritismo e seja eleito o novo presidente da câmara dos deputados o União Brasil que nos bastidores do poder é conhecido como desunião Brasil pode explodir com o surgimento de uma nova liderança estadual que no comando da maior casa do poder legislativo brasileiro terá força política para quem sabe para quem sabe brigar nos bastidores do poder disputar uma vaga ao senado na chapa carlista em 2026.
Nascimento é um político experiente, um dos mais votados do estado com eleitores nos quatro cantos do estado, que já deixou claro poder diversas vezes que seu desejo é terminar o mandato como deputado federal e em 2026 disputar uma cadeira no senado federal.
Quem acompanha os bastidores, sabe que o ex-prefeito ACM Neto não costuma lidar bem com o fato de novas lideranças surgirem no seu partido com força suficiente para ameaçar sua liderança eleitoral.
Neto entre muros do União Brasil, Neto já ameaçou cortar acesso de deputados estaduais aliados de Elmar Nascimento por votarem de forma favorável aos projetos do governo petista de Jerônimo Rodrigues.
Corre nos bastidores do poder o convite feito por Arthur Lira, um dos homens mais fortes do Partido Progressista, já abriu as portas para Elmar, assim o PP continuaria comandando a câmara e em 2026 Nascimento seria o grande líder da legenda que vive uma crise na terra e poderia negociar um apoio do PP com os dois blocos políticos do estado.
A aproximação de Elmar Nascimento com estrelas petistas com o ministro da Casa Civil Rui Costa uma dos ministros mais poderosos do governo Lula tem incomoda figuras próximas ao ex-prefeito ACM Neto que acreditam que Nascimento pode abandonar o bloco carlista e negociar uma aliança entre PP e PT em 2026 levando muitos de seus aliados para o partido e enfraquecendo o União Brasil.
Elmar publicamente diz que é hora de esperar pelo anúncio oficial de Lira e não discutir eleições de 2026 em meio às disputas das eleições de 2024.
O governo Lula deixa claro que não interferirá na disputa interna da Câmara.
Em caso de vitória em 2025 Elmar Nascimento é uma ameaça real a liderança de ACM Neto que está apostando alto nas vitórias de seus aliados em cidades grandes do estado como Camaçari, Lauro De Freitas, Itabuna além de Salvador onde defende com unhas e dentes a candidatura de seu grande Bruno Reis para ser um nome competitivo na disputa eleitoral de 2026.
0 Comentários