Não apenas as eleições municipais que estão fazendo os bastidores do poder ferverem, mas também a disputa pela presidência da câmara federal que pode ter grande impacto na disputa presidencial de 2026.
UNIÃO BRASIL VAI APOIAR LULA?
É fato que até o ainda distante ano de 2026 muita coisa deve mudar, mas não se pode negar que as costuras feitas em 2024 não apenas para a disputas municipais, mas também pela presidência da câmara dos deputados, algo que é extremamente valioso para o governo Lula que visa aprovar seus projetos.
O ESCOLHIDO DE LIRA
O presidente da câmara federal bolsonarista alagoano progressista Arthur Lira ainda não anunciou oficialmente, mas trabalhará para fazer do deputado baiano Elmar Nascimento seu sucessor no comando da maior casa legislativa brasileira.
O líder do União Brasil já começou a atuar nos bastidores do poder na tentativa de atrair a base do governo Lula e em especial o Partido dos Trabalhadores e joga com as eleições de 2026 oferecendo a alta cúpula petista uma aliança para a disputa presidencial, mas descartando uma aliança na Bahia onde o União Brasil é comandado com punhos de ferro pelo ex-prefeito da capital de todos os santos ACM Neto.
Enquanto Elmar atua nos bastidores para conquistar apoio da base de Lula outro baiano que trabalha para derrotar a era Lira na câmara dos deputados é o deputado baiano social democrata Antônio Brito que diferente de Elmar Nascimento faz parte da base governista faz parte de um partido de direita como União.
Lula já fez questão de deixar cristalino que não fará campanha pública por um candidato, mas como um líder político experiente sabe que o presidente da república tem influência nos rumos da eleição da câmara dos deputados.
Quanto a uma possível aliança em 2026, é algo extremamente complexo por conta dos acordos existentes nos estados do Sudeste e do Norte, além da Bahia, quarto maior colégio eleitoral do Brasil.
0 Comentários