Após mais de duas décadas, a Bahia, quarto maior eleitorado do Brasil, terá segundo turno para governador, a disputa será entre o candidato carlista ex-prefeito da capital ACM Neto e o petista Jerônimo Rodrigues.
Diferente do que quase todas pesquisas apontavam, o petista Jerônimo Rodrigues venceu a primeira batalha contra o carlismo, alcançando a marca de 49,45% dos votos contra 40,80% dos votos de ACM Neto que liderava as pesquisa sendo apontado como eleito em primeiro turno.
Jerônimo, que defende o legado de mais de uma década de governos petistas na boa terra, mostrou que sabe o quanto é importante ampliar o arco de alianças que possui e por isso buscou apoio do candidato do PSOL Kleber Rosa, que mostrou maturidade e combatividade em todos os debates e no segundo turno será uma voz forte na defesa democrática na terra de todos os santos.
O PSOL obteve o melhor desempenho eleitoral de sua história na Bahia e será muito importante no segundo turno.
ACM Neto está perdendo apoio de lideranças interioranas e segue fazendo o mesmo jogo sujo e covarde que fez no primeiro turno buscando separa a terra do descobrimento do resto do Brasil declarando neutralidade na disputa presidencial.
O ex-ministro bolsonarista João Roma, ex chefe de gabinete de ACM declarou que votará em Neto, mas que sua prioridade é eleger o presidente liberal Jair Bolsonaro.
Na disputa o vencedor foi o petista Lula, que voltará a boa terra neste segundo turno, onde conquistou 69,73% dos votos contra apenas 24,31% dos votos.
Em Salvador, uma das maiores capitais do Brasil, o petista Lula venceu com 69,99% e o candidato liberal Jair Bolsonaro obteve apenas 24,07%
Na disputa para o governo quem venceu em Salvador foi o ex-prefeito da capital ACM Neto com 52,79% dos votos contra 36,88% do petista Jerônimo Rodrigues.
Na disputa para o senado federal o eleito foi o social democrata Otto Alencar foi um dos mais votados de todo Brasil com 58,31% dos votos, Alencar foi um dos articulares do apoio do PSD ao candidato petista Lula.
Na disputa legislativa os grandes destaques são Otto Alencar, filho campeão baiano de votos, a socialista baiana ex-prefeita de Salvador Lídice da Mata que vai seguir com mandato na capital federal, outro destaque é o republicano Marcelo Nilo, ex-presidente do legislativo baiano que viveu o sonho de ser vice na chapa carlista e acabou com o pesadelo de não ser eleito deputado federal.
0 Comentários