Header Ads Widget




EX-MINISTRO PETISTA REVELA DESEJO PRIVATISTA DOS BOLSONARISTAS



O começo daprivatização do Banco do Brasil que começa a ser efetivada pelo desgoverno bolsonarista e pelo privatista ministro da economia Paulo Guedes já possui repercussão nos bastidores do poder.


O ex-ministro da previdência social e do trabalho nos governos Lula petista Ricardo Berzoini falou sobre a privatização do Banco do Brasil.

“Guedes entrega aquilo que prometeu ao mercado. Destruir o setor público no sistema financeiro”


“Vão colocar milhares de funcionários para, de maneira angustiante, tomar decisão de sair ou não do banco precocemente, fechar agências – e portanto reduzir o atendimento – e criar uma situação de tensão interna, que é ruim em qualquer instituição financeira. Nós já vivemos isso no governo Collor, parecido não tão grave, mas parecido com isso. E depois vimos durante o governo Lula e Dilma o banco sendo usado para expandir o crédito agrícola, da micro e pequena empresas, de ampliar a relação com as empresas para financiar o desenvolvimento. E para isso, precisa de funcionário. Não adiante só smartphone para fazer política de expansão do crédito e fomento à economia


“O fato é que agora estão aproveitando essa onda de digitalização, que parece justificar para quem não conhece bem o banco essa redução de estrutura, desperdiçando a oportunidade de ganhar mais mercado com um atendimento qualificado de seus clientes. O fato de você ter meios de atendimento digital, que cresceu muito especialmente por causa da pandemia, não exclui a necessidade de manter um relacionamento pessoal com os clientes e principalmente, para poder implementar programas de políticas públicas, que nesse governo não existe, e que foi o forte do BB, da Caixa, do Banco do Nordeste, do Banco da Amazônia e do BNDES durante os governos Lula e Dilma”


“Na Caixa isso [o uso para fomentar as políticas do governo] foi muito claro e no Banco do Brasil também. E nos dois bancos estamos vendo um processo de desmonte. Se não servir à privatização, serve ao esvaziamento, que é uma forma diferente de privatizar. Como estão fazendo com a Petrobras, vendendo refinarias e subsidiárias para reduzir o papel da empresa”


RICARDO BERZOINI-PT-MG-EX MINISTRO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL


Postar um comentário

0 Comentários