Em entrevista a mídia francesa o presidente francês Emmanuel Macron que lidera a segunda maior economia do velho continente deixou claro que o mundo não será o mesmo quando o planeta sair da quarentena.
Uma das criticas mais frequentes a UE-União-Europeia em relação a crise do covid-19 foi a demora na aprovação de uma poupuda ajuda financeira aos membros do bloco mais afetados pela maior pandemia da história da humanidade Espanha e Itália.
Macron defendeu que sejam adiados o pagamentos das dividas de diversos países, pediu humildade a todos e falou abertamente em transformação do capitalismo mundial.
NÃO SEI SE ESTAMOS NO INÍCIO OU NO MEIO DESTA CRISE NINGUÉM SABE”,
“HÁ MUITA INCERTEZA E ISSO DEVE NOS TORNAR MUITO HUMILDES”. PARA ELE, A CRISE É UM “EVENTO EXISTENCIAL PARA A HUMANIDADE” QUE VAI MUDAR A NATUREZA DA GLOBALIZAÇÃO E A ESTRUTURA DO CAPITALISMO, POIS DIANTE DA SITUAÇÃO, OS GOVERNOS ESTÃO PRECISANDO “PRIORIZAR A VIDA HUMANA EM DETRIMENTO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO”
QUE VAI MUDAR A NATUREZA DA GLOBALIZAÇÃO E A ESTRUTURA DO CAPITALISMO, POIS DIANTE DA SITUAÇÃO, OS GOVERNOS ESTÃO PRECISANDO “PRIORIZAR A VIDA HUMANA EM DETRIMENTO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO”
“CHOQUE ANTROPOLÓGICO PROFUNDO
POIS “PARAMOS METADE DO PLANETA PARA SALVAR VIDAS, NÃO HÁ PRECEDENTES PARA ISSO EM NOSSA HISTÓRIA
“ISSO MUDARÁ A NATUREZA DA GLOBALIZAÇÃO, COM A QUAL VIVEMOS NOS ÚLTIMOS 40 ANOS… TIVEMOS A IMPRESSÃO DE QUE NÃO HAVIA MAIS FRONTEIRAS. ERA TUDO UMA CIRCULAÇÃO E ACUMULAÇÃO CADA VEZ MAIS RÁPIDAS”, AFIRMA. “HOUVE SUCESSOS REAIS. NOS LIVRAMOS DOS TOTALITÁRIOS, HOUVE A QUEDA DO MURO DE BERLIM HÁ 30 ANOS E, COM ALTOS E BAIXOS, TIRAMOS CENTENAS DE MILHÕES DE PESSOAS DA POBREZA. MAS PARTICULARMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS, AUMENTARAM AS DESIGUALDADES NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. E FICOU CLARO QUE ESSE TIPO DE GLOBALIZAÇÃO ESTAVA CHEGANDO AO FIM DE SEU CICLO, ESTAVA MINANDO A DEMOCRACIA”.
“QUANDO OS IMIGRANTES CHEGAM AO SEU PAÍS, ELES DIZEM PARA VOCÊ FICAR COM ELES. QUANDO VOCÊ TEM UMA EPIDEMIA, ELES DIZEM PARA VOCÊ LIDAR COM ISSO. OH, ELES SÃO MUITO LEGAIS. ELES SÃO A FAVOR DA EUROPA QUANDO ISSO SIGNIFICA EXPORTAR PARA VOCÊ OS PRODUTOS QUE PRODUZEM. ELES SÃO PARA A EUROPA QUANDO ISSO SIGNIFICA QUE SEU TRABALHO É REALIZADO E PRODUZ AS PEÇAS DO CARRO QUE NÃO FABRICAMOS MAIS EM CASA. MAS ELES NÃO SÃO PARA A EUROPA QUANDO ISSO SIGNIFICA COM PARTILHAR O FARDO’”.
ESTAMOS EM UM MOMENTO DE VERDADE, QUE É DECIDIR SE A UNIÃO EUROPEIA É UM PROJETO POLÍTICO OU APENAS UM PROJETO DE MERCADO. EU ACHO QUE É UM PROJETO POLÍTICO… PRECISAMOS DE TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS E SOLIDARIEDADE, PARA QUE A EUROPA CONTINUE FIRME”,
“QUANDO SAIRMOS DESSA CRISE, AS PESSOAS NÃO ACEITARÃO MAIS RESPIRAR O AR SUJO”, DIZ. “AS PESSOAS DIRÃO… ‘EU NÃO CONCORDO COM AS ESCOLHAS DAS SOCIEDADES ONDE RESPIRAREI ESSE AR, ONDE MEU BEBÊ TERÁ BRONQUITE POR CAUSA DISSO. E LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ PAROU TUDO POR ESSA COISA DO COVID, MAS AGORA VOCÊ QUER ME FAZER RESPIRAR AR RUIM!’”
0 Comentários