Começou a temporada de convenções partidárias nos quatro cantos da Bahia formalizando alianças na nossa sopa de letrinhas as legendas firmam os acordos em busca da vitória em outubro.
Mesmo a eleição de 2026 estando muito distante do radar do eleitor baiano para a classe política, o desempenho do grupo carlista e do grupo petista nas 417 cidades do estado terá impacto no tabuleiro do poder e na relação entre os partidos políticos em 2026.
Por conta das escolhas estratégicas dos grupos políticos será muito interessante acompanhar não apenas a disputa na capital, mas também na região metropolitana da capital.
O PT escolheu apoiar o MDB na capital, enquanto em cidades como Camaçari, Feira de Santana e Lauro de Freitas o PT terá candidatos além de Vitória da Conquista, uma das cidades do interior do estado.
O grupo carlista tem como estratégia unir a oposição nas cidades grandes e médias, mas por conta da tradição do União Brasil de esmagar os rivais e concentrar candidaturas no partido enfrenta muitas dificuldades.
Um bom exemplo disso são os Progressistas que em 2022 abraçaram o carlismo, mas nos bastidores do poder já articulam a volta à base petista.
O governador petista Jerônimo tem nesta eleição municipal um grande teste de popularidade que terá efeitos na sua estratégia de reeleição em 2026 para o seu partido é fundamental ter um bom desempenho na capital de todos os santos mesmo diante do gigantesco favoritismo do candidato do União Brasil e atual prefeito Bruno Reis.
Em termos populacionais e de estratégia política é melhor para o PT lutar para vencer em cidades como Camaçari e Feira de Santana e Lauro de Freitas do que buscar criar um candidato próprio em uma capital onde o partido não tem uma grande liderança.
Para o grupo do ex-prefeito ACM Neto a disputa eleitoral de 2024 é fundamental já que sua liderança será testada além do desafio de manter seu partido no comando da maior cidade do estado outro grande desafio do líder carlista será fazer o bloco de oposição conquistar mais prefeituras nos quatro cantos do estado além de tentar segurar o dos Progressistas que nos bastidores do poder expressam gigantesca insatisfação com o ACM Neto pela forma egoísta de conduzir a construção de alianças eleitorais no estado.
A eleição municipal pode embaralhar as cartas para a disputa de 2026.
0 Comentários