Os bastidores do poder estão esquentando na boa terra, as costuras políticas visando a eleição estadual de 2026 já estão no radar.
As recentes declarações do experiente líder do União Brasil, partido da base do governo Lula sobre o presidente da república e a possibilidade do seu partido apoiar a reeleição do petista em 2026, esquentaram os bastidores do poder não apenas na capital federal, mas também na boa terra.
BASTIDORES DO JOGO
Mesmo com Elmar deixando claro que não está nos seus planos deixar o União Brasil, o nome do parlamentar de quatro mandatos gerou muito barulho nos bastidores do palácio Ondina.
Elmar não esconde que está muito satisfeito com seu trabalho na câmara e que sonha em disputar uma vaga para o senado federal em 2026
Recentemente Elmar rasgou elogios ao ex-prefeito da capital de todos os santos ACM Neto que foi derrotado em 2022 deixando claro que Neto é o maior político de sua geração, vale lembrar que em 2026 cada estado brasileiro vai eleger dois senadores.
A fala de Nascimento, considerando Lula uma grande liderança internacional e a aproximação do deputado de figuras muito importantes do governo como o ministro baiano petista Rui Costa foi vista por muitos nos bastidores do palácio de Ondina como uma possibilidade de aproximação do Partido dos Trabalhadores não apenas na capital federal, mas também na boa terra.
O ministro petista Rui Costa é cotado como candidato ao senado em 2026 e a outra vaga tem diversos nomes em disputa como o ex-deputado federal Ronaldo Carletto que já está em campanha nos quatro cantos do estado, o social democrata Otto Alencar Filho, o deputado federal mais votado do estado que é o maior colégio eleitoral do Brasil e o carlista Elmar Nascimento e o líder do governo Jaques Wagner.
Para ser candidato com apoio da base petista e quem sabe realizar o sonho de quem é eleito senador, Elmar teria que liderar uma estratégia extremamente complexa e arriscada não apenas em termos políticos, mas também em termos eleitorais.
Elmar espera, assim como o ex-deputado federal e presidente da ALBA Marcelo Nilo, esperar que ACM Neto seja leal aos seus aliados e lhe possibilite ser seu parceiro de chapa em 2026.
A grande diferença entre o líder do União Brasil e o ex-deputado federal Nilo é a força que Elmar possui no interior do estado com muitos prefeitos e vereadores aliados.
Elmar deve ter como grande lição o fracasso político de Nilo que apostou todas as suas fichas abraçando o carlismo com todas as forças atirando pedras cuspindo cobras, lagartos e marimbondos nos seus antigos aliados governistas por acreditar na promessa do velho carlismo de que teria uma cadeira na chapa majoritária e acabou sofrendo a maior derrota de toda sua carreira.
A história deixa grandes lições que podem ser utilizadas no futuro.
0 Comentários