Após pular a fogueira nas festas juninas marcadas pela alta popularidade do governador baiano petista Jerônimo Rodrigues e com o congresso de férias, as articulações políticas nos quatro cantos do estado com prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias se mobilizando em busca de apoio em todos os cantos do estado.
O governador petista Jerônimo Rodrigues, que possui uma base política gigantesca e extremamente diversa, tem defendido publicamente que os partidos aliados devem buscar unir forças no interior do estado já que a disputa eleitoral de 2024 é decisiva para a sobrevivência do carlismo na boa terra.
JOGO DO PODER NO BAIXO SUL
Assim como em todo o estado no baixo sul as peças do tabuleiro do poder estão em movimento e partidos da base do governo petista podem conquistar novos prefeitos que em 2022 estiveram abraçados ao carlismo.
Mesmo com apenas pouco mais de 6 meses de mandato o governo Jerônimo Rodrigues é muito bem avaliado e mostra que aliança com o governo Lula já deu bons frutos para quem vai disputar as eleições de 2024 é fundamental ter uma parceria forte com o governo do estado para atrair investimentos para a sua cidade além de desfrutar dos efeitos positivos de posar em uma foto ao lado de um dos governadores mais bem avaliados do Brasil.
Em Valença a unidade dos aliados do governo é vista como fundamental, o nome que cresce nos bastidores do poder é o do experiente ex-deputado federal Marcos Medrado do partido verde que mesmo não sendo eleito deputado estadual se manteve ativo na articulação política e hoje é quem representa o governo Jerônimo Rodrigues com contato direto não apenas com o governador, mas também com todo secretariado.
Medrado sabe que seu nome está se fortalecendo dentro da base para ser o candidato único do governador, mas publicamente busca não esquentar qualquer tipo de especulação repetindo o mesmo discurso do seu grande aliado Jerônimo Rodrigues deixando claro que neste momento o mais importante é fortalecer a base do governo e unir forças para ao lado da população apresentar um projeto verdadeiramente alternativo para a cidade mais importante da região.
Até quem apoiou o carlismo em 2022 como a ex-prefeita Jucélia Nascimento pode retornar à base governista pelas mãos do seu grande aliado, o deputado federal Raimundo Costa que já voltou aos braços da base do governo.
O ex-vereador socialista Adaílton Francisco é o primeiro nome da base governista que anunciou oficialmente sua candidatura, mas circula nos bastidores do poder que a sua pré-candidatura não chegará viva até o carnaval de 2024.
Fato concreto é que é preciso ter figuras experientes com um projeto realista e bem estruturado em termos políticos que coloque a cidade em primeiro lugar.
As peças estão em movimento nos bastidores do poder e quem tiver uma maior capacidade de articulação política vai levar a melhor.
0 Comentários