MINISTRO BAIANO PETISTA RUI COSTA SOFRE PRESSÃO DOS ALIADOS DO PRESIDENTE DA CÂMARA PROGRESSISTA ALAGOANO BOLSONARISTA ARTHUR LIRA NOS BASTIDORES DO PODER |
A guerra fria entre o presidente da república Lula e o progressista alagoano bolsonarista presidente da câmara dos deputados Arthur Lira pode ter o ministro petista baiano Rui Costa com primeira vítima é fato que não o ex-governador correria não é o único que está na mira do poderoso e insaciável bloco do liderado por Lira, mas a derrubada de uma figura estratégica na estrutura do governo Lula é vista como uma grande vitória nos bastidores do poder.
Após a suada vitória do governo Lula para manter a estrutura governamental Lira saiu cuspindo marimbondos contra os articuladores políticos do governo que segundo Lira estão batendo cabeça e deixando bancadas muito influentes extremamente insatisfeitas com a demora nos anúncios para cargos no terceiro escalão do governo Lula no pagamento de valiosíssimas emendas parlamentares.
Lula, com enorme experiência na nobre arte da articulação política entrou no circuito e garantiu a vitória governista na câmara federal, o presidente da república não escondeu sua gigantesca insatisfação com o enorme desgaste sofrido pelo governo para aprovação de uma matéria tão simples.
O PODER DO PRIMEIRO-MINISTRO
Mesmo antes da posse, o ex-deputado federal Rui Costa vem gerando enorme ciumeira nos bastidores do poder, pois o novo desenho da estrutura governamental dá ao ministro baiano mais poderes do que Dilma Rousseff tinha nos tempos em que comandou a casa civil com punhos de ferro no segundo mandato de Lula.
Rui Costa controla, por exemplo, a secretaria de projetos estratégicos que tradicionalmente era do ministério do planejamento um sonho de Simone Tebet e também o gabinete de segurança institucional que histórica mente era comandado por militares onde Rui Costa fez uma verdadeira operação limpeza demitindo todos os militares bolsonarismo além de ter o controle do orçamento definindo o ritmo de pagamento das valiosas e desejadas emendas parlamentares e também as nomeações para cargos federais nos estados.
O estilo extremamente rigoroso e controlador do ex-governador baiano não é uma novidade para aqueles que acompanham os bastidores do poder na boa terra.
Rui Costa não venceu o velho carlismo duas vezes seguidas, conquistando o apelido de Rui Correria atoa sendo fundamental para modelar a nova estrutura governamental da Bahia, um dos estados com menor arrecadação do Brasil e segundo colocado ao nível de investimento.
Costa assim como Jerônimo Rodrigues quando chegou ao poder na Bahia foi apontado de forma extremamente equivocada como um poste e aos poucos foi colocando uma digital própria no seu governo fazendo muito mais com menos sempre com foco total na eficiência da gestão pública algo que alguns de seus aliados reclamaram, mas graças a forte aprovação popular destas medidas acabaram se a acostumando, pois, a força da aprovação popular é o que define o rumo de governo.
Antes de assumir o poderoso ministério da casa civil Rui costa fez questão de deixar claro que o seu foco como ministro seria fazer gestão eficiente e colaborar com o governo Lula é exatamente isso que correria tem feito na capital federal tirando do papel programas estratégicos para o governo Lula como o programa minha casa minha vida o que fez Lula ganhar elogios rasgados do chefe feitos em eventos públicos diante dos olhos não apenas de seus colegas como também parlamentares.
Durante a campanha eleitoral de 2022 Rui Costa fez discursos extremamente inflamados nos quatro cantos da Bahia contra o criminoso orçamento secreto dos tempos do desgoverno liberal de extrema-direita de Jair Bolsonaro que tinha como um dos líderes o presidente da câmara progressista alagoana Arthur Lira.
Corre à boca miúda nos bastidores do poder que um dos líderes que atuam na tentativa de derrubada do ministro é o deputado federal carlista baiano e grande aliado Lira Elmar Nascimento que chegou a ser especulado na equipe ministerial do governo Lula, mas foi vetado graças a uma forte mobilização de petistas baianos.
Lula demonstra que não deve ceder ao jogo sujo de Lira e sempre que pode busca prestigiar Rui Costa que segue sendo alvo de fofocas nos bastidores do poder.
0 Comentários