O presidente da república petista Luiz Inácio Lula da Silva completou cem dias de governo e fez um balanço dos seus primeiros meses de gestão.
Para fazer uma análise profunda e verdadeiramente realista do começo do terceiro mandato do presidente da república é fundamental lembrar que com apenas uma semana no poder o petista sofreu uma tentativa de golpe que colocou sob ameaça não apenas seu governo, mas também as outras duas forças que fazem parte da república.
A volta de programas sociais muito importantes que transformam o país como bolsa família, minha casa minha vida, e mais médicos apontados pelo velho PIG como uma simples reciclagem de programas antigos é, na verdade, uma demonstração clara de respeito e compromisso com o eleitorado nacional, deixou claro ao votar em Lula que queria a volta destes programas.
O governo apresentou um projeto de reforma tributária, algo que o congresso discute há mais de duas décadas, mas que não sai do papel, mas que graças a proposta do ministro Fernando Haddad começa a ser discutido pela sociedade.
Neste curto prazo ficou claro que a segurança pública é um grande desafio para o governo que terá que investir muito em inteligência, pesquisa e defender publicamente mudanças profundas no código penal, essa batalha deve ser liderada pelos ministérios da justiça e direitos humanos, mas também envolver os governadores que possuem muita influência no poder legislativo e prefeitos.
Lula coloca desde sua eleição a retomada do crescimento econômico com distribuição de riquezas como seu grande desafio para isso o governo já prepara um programa para aceleração do crescimento que terá foco na infraestrutura do Brasil que ainda tem muito a evoluir não apenas com a retomada de importantes obras paralisadas por desgovernos anteriores como também novas obras que ainda estão no papel.
No legislativo a formação de uma base forte é um grande desafio por conta da enorme diversidade da sopa de letrinhas do tabuleiro do poder.
Aos poucos o governo Lula está se fortalecendo e mostrando sua cara na luta para reconstruir a nação.
0 Comentários