Header Ads Widget




LULISTA E BOLSONARISTA DISPUTAM PROTAGONISMO NA POLÍTICA DA AMAZÔNIA



A região Norte do Brasil nos últimos tempos ganhou destaque na política nacional por conta da divisão entre lulistas e bolsonaristas.

 

Em 2018 o único estado da região Norte onde o então candidato petista Fernando Haddad venceu foi o Pará onde o partido dos trabalhadores possui uma forte aliança com a poderosa família Barbalho, enquanto no Amazonas o bolsonarista Wilson Lima venceu impulsionado por força da extrema-direita no estado

 

Em 2022 o partido dos trabalhadores recuperou terreno e Lula venceu no estado e desde sua eleição tem feito vários gestos de aproximação do governador reeleito Helder Barbalho, reeleito com mais de 70% em primeiro turno.

 

Um dos sinais que Lula fez ao Pará foi colocar o irmão do governador paraense Jader Filho no desejado e poderoso ministério das cidades, muito disputado nos bastidores do poder.

Enquanto no Amazonas o bolsonarista Wilson Lima mesmo tendo como grande marca do seu primeiro mandato a crise de oxigênio durante a pandemia de covid-19 conquistou sua reeleição e com a não reeleição de Jair Bolsonaro perdeu força política.

 

A participação de Lima na reunião dos governadores em defesa da democracia é uma tentativa do governador amazonense de se colocar em destaque no tabuleiro do poder.

 



Postar um comentário

0 Comentários