Header Ads Widget




Chuva deve diminuir em Pernambuco, mas ainda atrapalha ação de resgate



As fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco na última semana devem diminuir nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Mesmo assim, a ocorrência de chuvas de até 40 milímetros no leste da região Nordeste atrapalha os trabalhos de resgate e de atendimento a famílias que moram em áreas de risco, como destaca o meteorologista do Inmet Francisco de Assis, que alerta que as chuvas continuam em condições normais e isso atrapalha o trabalho de resgate nos locais atingidos.


Com 91 mortes confirmadas pela Defesa Civil estadual, cinco desaparecidos e mais de 3,5 mil desabrigados ou desalojados, segundo a Prefeitura do Recife, o estado de Pernambuco é o mais afetado pelos temporais que atingem o Nordeste há mais de uma semana.


Moradora há 24 anos da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Maria Graciane da Silva conta que as chuvas dos últimos dias foram as que deixaram mais estragos no loteamento onde reside. Na última quarta-feira, ela e a mãe precisaram sair às pressas do local em busca abrigo na casa de parentes. Quando voltaram à residência no fim de semana, elas contaram os prejuízos, pois a casa estava toda alagada.


A estudante Letícia Lopes, de 16 anos, viu de perto o alagamento de ruas provocado pela cheia do rio Capibaribe. A jovem explica como a comunidade se organizou para acolher e entregar donativos à população local, ela informou que creches, igrejas e escolas receberam os desabrigados.


Diante de um cenário de destruição provocado por deslizamentos e enchentes, o secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, relata que a semana começou com muito trabalho para os mais de 400 homens destacados principalmente para o resgate de vítimas.


De acordo com o Inmet, entre os dias 19 e 30 de maio, foram divulgados 22 avisos meteorológicos para o estado de Pernambuco, dos quais quatro de grande perigo. Para Paraíba, 23 avisos, cinco de grande perigo e 10 para Alagoas, quatro deles de grande perigo.


Nos próximos dias estão previstos acumulados de chuvas de até 80 milímetros no norte do Maranhão e do Piauí, além do sudoeste do Ceará.


*Com produção de Joana Lima

Postar um comentário

0 Comentários