Após semanas marcadas por mortes de civis e rodadas de negociação frustradas a Rússia decidiu abrir um corredor humanitário na capital ucraniana Kiev para que moradores possam sair do país.
A agência de defesa russa destacou que a medida foi tomada devido à acentuada deterioração da situação humanitária nas cidades ucranianas mencionadas, e também a pedido do presidente francês Emmanuel Macron perante o presidente russo Vladimir Putin.
De acordo com as forças armadas russas, será aberto um corredor de Kiev, que passará pelas cidades de Gostomel, chegará a Chernobyl e às cidades bielorrussas de Gden e Gomel para sua posterior transferência por via aérea para a Federação Russa.
De Mariupol, a evacuação ocorrerá de duas maneiras. A primeira rota é de Mariupol a Rostov-on-Don, já na Rússia, e depois por transporte aéreo, ferroviário e rodoviário para destinos selecionados ou pontos de acomodação temporária. A segunda iria de Mariupol a Mangush, na bacia de Donetsk.
A rota Kharkov iria até Belgorod na Rússia e depois transportaria os refugiados por via aérea, ferroviária e rodoviária para destinos selecionados ou pontos de acomodação temporários. Enquanto de Sumi sairiam duas rotas: a primeira para Belgorod e a segunda para Poltava.
Paralelamente, o lado russo notificou a abertura de corredores humanitários na Ucrânia à ONU, à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, juntamente com “outras organizações internacionais em todos os recursos de informação disponíveis, incluindo a mídia”.
FONTE:TELESUL
0 Comentários