ARGENTINA-O país do tango voltou a ser destaque na politica do sul do continente depois de 12 anos dos governos Kirchiner o país elegeu recentemente o empresário de direita Mauricio Macri.
GUERRA CONTRA A VENEZUELA-A Argentina tem diversos desafios em termos econômicos que podem ser aliviados nos próximos 4 anos. Em sua primeira entrevista coletiva apos vencer a disputa eleitoral, onde todos esperavam que o presidente fosse divulgar suas diretrizes para esse novo desafio Macri surpreendeu a todos ao dizer de forma extremamente clara e objetiva que em sua primeira reunião do bloco econômico do Mercosul vai defender o afastamento imediato da Venezuela do bloco.
Macri defende a ideia de que a Venezuela seja suspensa de forma imediata por não cumprir uma das regras do bloco que exige que o país seja democrítico. Para que essa suspensão ocorra de fato é preciso contar com o apoio de outros membros do bloco, coisa que para alguns analistas políticos do continente é impossível.
A presidenta Dilma já defendeu publicamente a continuidade da Venezuela no bloco.
Com uma declaração como esta Macri quer mostrar tanto ao mercado interno quanto aos seus vizinhos do continente que fará uma politica externa e uma politica econômica completamente diferente do estilo Kirchiner.
Vale lembrar que nos tempos das vacas gordas do petróleo Venezuela e Argentina de Cristina tinha uma forte aliança politica e principalmente econômica com o chavismo.
Macri precisa focar todos suas energias na recuperação da credibilidade econômica do país que hoje está profundamente afundado em dividas com credores americanos e mostrar o mundo do alto investimento de que este novo país prometido por ele respeita contratos internacionais e que existe um ambiente favorável para investimentos externos
0 Comentários